Cheguei a Martorell, cidade industrial próxima a Barcelona onde mora a minha amiga Mar. Ela me buscou no aeroporto El Prat em Barcelona assim que pousei e rumei para a casa dela no interior de Barcelona. Chegando lá eu tive o prazer de conhecer os pais dela. Eles são super simpáticos. A Mar me disse que o pai dela tentou aprender um pouco de inglês dias antes de eu chegar para poder se comunicar comigo. Eu arranho no espanhol, mas o pessoal da Catalunha não gosta do idioma devido a problemas políticos. A língua falada na região de Barcelona é o catalão. Assim que cheguei não saí, fiquei apenas lá socializando e vendo um jogo do rival Real Madrid na TV (Secando o time na realidade rs).
Eu e Mar
No dia seguinte, fui para Barcelona passear (Aproximadamente uns 45 minutos de trem) e o pai da Mar também iria a Barcelona para resolver assuntos pessoais e fui junto com ele de trem. Na volta do meu passeio por Barcelona, dei um passeio por Martorell. A cidade é sede da SEAT, grande empresa automotiva com grande força na Europa. Ela faz parte do Grupo Volkswagen. Como Martorell é uma cidade pequena (Menos de 30.000 hab.) não haviam muitos pontos interessantes, mas gostei de lá porque pude conhecer um local não turístico onde vivem os catalães. O que achei interessante é que existem muitos pequenos hotéis, afinal existem grandes fábricas e trabalhadores vêm e vão o tempo todo.
Um dos vários hotéis em Martorell (Foto tirada com meu velho celular, por isso a qualidade tá péssima)
Encontrei um casal de jovens namorados e perguntei sobre algum local interessante para ir. Eles adoraram saber que um brasileiro estava na cidade deles. Mesmo tão pequena e com Barcelona tão próximo eu me interessei em ir lá. Pronto, moral feita, eles me explicaram para ir a uma ponte chamada Pont del Diable. Localizada na Carrer de Sant Bartomeu. Consiste em uma ponte com forma de arco construída em 1283 por romanos. Confesso que fiquei impressionado como que uma ponte tão antiga, com tantas outras construções ao lado dela, tenha durado por todos esses anos... Ela é mais velha do que o descobrimento do Brasil. Tudo bem que carros não podem passar, mas mesmo assim.
Pont del Diable
À noite, saí com a Mar e uma amiga dela chamada Marta para irmos a um bar assistir o jogo do Barcelona contra o Levante. Parecem que todos os barceloneses são viciados pelo time. Infelizmente não me lembro do nome do lugar que fui, pois era um bar pequeno com ambiente familiar. A Mar pediu os famosos Tapas y sangría. Além disso, ela também pediu um tipo de croquete e pra mim umas batatas cozidas com cebola, no melhor estilo português. Estava bem gostoso. No fim, com o povo um pouco mais alegre devido à bebida, fomos embora (Ahn é, o jogo terminou 2x1 pro Barcelona).
Marta, Mar, eu, jogo do Barcelona, Tapas y sangría
A Mar estava muito cansada na época porque estava trabalhando muito, por isso decidi não alongar muito o meu tempo em Martorell para não atrapalhá-la. No dia seguinte após o café da manhã segui para Barcelona novamente onde encontraria o Jordi, padrasto da minha amiga Jacke, para me dar uma carona a Pineda de Mar.
Este video abaixo eu achei na internet e mostra o trajeto de carro para chegar em Martorell. No começo do vídeo é mostrada as estradas de acesso, mas para o fim, mostra um pouco do perímetro urbano de Martorell.
Quer ver mais imagens? Acesse o meu Facebook e veja as fotos da Espanha. Álbum liberado