Toompea é uma colina histórica próxima a Tallinn, capital da Estônia. Os estonianos não a consideram como parte de Tallinn, por isso estou dedicando Toompea como um distrito, assim como os estonianos o fazem. De acordo com a placa indicativa de Toompea, a parte mais alta deste distrito possui 400 metros e sua área é de 7 hectares. De acordo com a placa, o centro do Governo da Estônia está em Toompea, também pude observar um grande numero de embaixadas de diferentes países nesta região. Toompea também é tombada pela UNESCO como patrimônio histórico mundial.
Eu estava hospedado em Tallinn, capital da Estônia, e partindo do centro histórico da capital, fui com a minha ex namorada Cristina a pé mesmo para Toompea, uma caminhada de aproximadamente meia hora. Apesar da neve e frio, é uma caminhada bem agradável com várias coisas para ver. Logo na entrada principal de Toompea, há uma espécie de Portão, parecendo que você está entrando num cenário de filme antigo. Após o portão, há uma pequena subida por uma rua de paralelepípedo conhecida como Pikk Jalg (A Perna Grande). Acho que não preciso nem explicar o porquê, pois consiste em uma longa caminhada numa subida.
Entrada principal de Toompea
Bem no começo da Pikk Jalg
Assim que saímos da Pikk Jalg, é possível avistar a esquerda uma linda catedral com uma forte influência russa, a Alexander Nevsky Cathedral. É linda. Tão bonita que ofusca até mesmo o Palácio de Toompea, que fica exatamente em frente a Catedral. Essa catedral foi construída no início do séc. XX sobre forte influência que o Czar russo tinha na região, afinal a Estônia, naquela época, pertencia ao Império Russo.
Alexander Nevsky Cathedral
Fotos tiradas no local seguimos para onde o fluxo de pessoas estavam indo e chegamos ao Centro de Toompea. No local existem várias barracas de doces típicos com vendedoras usando vestimentas mais típicas ainda, acho que o visual chama mais atenção do que o próprio doce vendido rs.
No topo do distrito é considerado o centro e está situada a Toomkirik (Igreja de Santa Maria), local onde Toompea foi fundada. É uma construção simples, porém bem simbólica para os locais, pois foi uma das poucas construções que resistiram após um grande incêndio no local durante o século XVII. Como ela é branca e ao redor estava tudo branco devido a neve, quase não é possível ver a construção.
Placa informativa sobre Toompea, no centro do distrito
Barraca típica de venda de doces
Vista lateral da Toomkirik (Igreja de Santa Maria)
Seguimos por um beco e fomos ao ponto mais famoso de Toompea, conhecido como Kohtuotsa Vaateplats Vaateplatvormile (Mirante Kohtuotsa). É um local onde é possível visualizar a capital do país, Tallinn, quase que panoramicamente. É sensacional a vista. Eu fui no inverno e já era bonito, imagina como seria no verão e com as árvores com folhas? Recomendadíssimo.
Vista maravilhosa de Tallinn no topo da Kohtuotsa
Outra parte de Tallinn vista do mirante em Toompea
Tiramos várias fotos da vista e voltamos para Tallinn por um local diferente da nossa ida (Por isso é importante ter sempre um mapa do local em mãos). Como é um local pequeno, creio que em umas 4 horas é possível visitar praticamente tudo, mas mesmo assim é totalmente recomendável a visita.
Rua típica no centro de Toompea
Um dos muitos becos que existem no local
Quer ver mais imagens? Acesse o meu Facebook e veja as fotos da Estônia. Álbum liberado.